Eis a dúvida bastante comum entre síndicos e empreendedores: assumir as responsabilidades da área de gestão de pessoas, contratar uma equipe especializada ou terceirizar os serviços?
Se a sua primeira opção é assumir todas as atividades referentes a isso, saiba que são muitas.
Entenda as responsabilidades da área de gestão de pessoas:
- recrutamento e seleção de profissionais;
- plano de cargos e salários, além de benefícios dos colaboradores;
- realização de treinamentos e desenvolvimento, liderando e facilitando o trabalho das equipes;
- assessoria à diretoria e aos setores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho;
- supervisão de rotinas administrativas em instituições privadas, chefiando diretamente sua equipe.
Agora que você já sabe quais são as responsabilidades do departamento de gestão de pessoas, experimente calcular os gastos necessários para: a compra dos equipamentos e softwares necessários para a gestão.
Compare esses valores aos da terceirização – e também não se esqueça de somar à conta as suas horas de trabalho, uma vez que deixará de executar alguma atividade para realizar procedimentos relacionados à área de DP.
Na ponta do lápis, às vezes, a aparente economia de assumir as responsabilidades do departamento pessoal não é real, é ilusória.
Se esse é o seu caso, saiba que a terceirização do serviço pode ser vantajosa. Entenda porquê.
Além da economia financeira, lembre-se que ao terceirizar, você passa a contar com o suporte de uma empresa que o manterá atualizado quanto às novas práticas legislativas.
A Reforma Trabalhista alterou uma série de Leis, por exemplo. Você sabe como elas impactam o seu negócio?
É extremamente importante ficar atento a isso, uma vez que o DP é o setor responsável pela contratação e desligamento de pessoas.
Com a terceirização, essa preocupação não existe. Os direitos trabalhistas dos profissionais estarão sempre em dia, evitando possíveis erros e até mesmo processos, no futuro.
Por que terceirizar?
A administração de pessoas pode gerar uma dor de cabeça para qualquer gestor não especializado no assunto, além do alto risco de que erros sejam injustamente cometidos.
Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Outsourcing de RH (ABO-RH),
70,5% das empresas disseram que a terceirização de departamento pessoal gerou redução de custos; e 55% disseram que houve melhora nas práticas operacionais.
Como terceirizar?
É importante contar com a credibilidade da empresa a ser contratada que auxiliará na terceirização de mão de obras.
O Grupo CMS Serviços faz isso para você. Solicite um orçamento agora.