Baixe o APP Grupo CMS:

(31) 2511-1998

O que faz uma administradora de condomínios?

Por:Rodolpho Miranda
Serviços

17

Jan 2018

Geralmente escolhida pelo síndico e aprovada pela maioria dos condôminos em uma reunião, a administradora de condomínios é a empresa responsável por todos os procedimentos necessários para a manutenção do mesmo, seja ela em termos práticos ou legais.

Contratar uma administradora de condomínios costuma ser a melhor solução para simplificar a rotina do síndico e dos moradores. De limpeza à segurança, atas e contas, a administradora de condomínios deve ser capacitada e, acima de tudo, parceira do síndico em todos os momentos. Por isso, a escolha deve ser sensata.

Quais tipos de serviços são oferecidos por uma administradora?

Podem ser de responsabilidade da administradora de condomínios, dependendo do contrato, serviços como:

  • limpeza e conservação: a administradora deve garantir uma equipe especializada e que atua de acordo com normas de segurança, higiene e qualidade.
  • manutenção predial: inclui a execução de serviços de manutenção elétrica, mecânica, hidráulica e alvenaria; substituição, limpeza, reparo e instalação de peças, componentes e equipamentos; limpeza e conservação de vidros; limpeza de recintos e acessórios; tratamento de piscinas, entre outros.
  • portaria social: a empresa deve disponibilizar uma equipe de porteiros que esteja preparada para zelar pelos edifícios residenciais, comerciais ou industriais, além de hotéis e espaços de entretenimento, monitorando o fluxo de visitantes dos condomínios, identificando e orientando-os para os locais desejados; fiscalização; observação de possíveis acidentes e recebimento de mercadorias.
  • vigilância desarmada: para garantir maior segurança de espaços públicos, privados e dos moradores do condomínio, a administradora deve contar com profissionais que passam por um rigoroso processo de seleção e admissão, além de avaliações periódicas.
  • ascensoristas: os ascensoristas oferecem um serviço que deve zelar pelo transporte seguro das pessoas tanto em edifícios residenciais, quanto em comerciais e públicos.

Como contratar?

Ao contratar uma administradora para o seu condomínio, sempre consulte mais de uma empresa e faça comparações. Pesquise antecedentes e opiniões de clientes.

Procure conhecer pessoalmente o sócio da empresa e tente visitar alguns prédios/condomínios administrados por ela, e se atente às atribuições da empresa.

Guarda e arquivo de documentos do condomínio

Alguns documentos contábeis são de responsabilidade da administradora por um ano, sendo passados depois ao síndico, para serem arquivados por mais quatro anos.

Os documentos trabalhistas permanecem na administradora pelo tempo que durar o contrato, pois são exigidos em fiscalizações. Vale lembrar que toda a documentação em poder da administradora deve ficar disponível para consulta dos condôminos no local, normalmente em visitas agendadas.

Por que é importante?

A administradora de condomínios, por fim, deve ser o braço direito do síndico para a resolução de qualquer tipo de problema.

Ao optar pela contratação de uma administradora profissional, são inúmeras as vantagens que tanto o síndico quanto os moradores terão, como:

  • serviços adequados às necessidades dos moradores;
  • funcionários qualificados;
  • redução de gastos desnecessários;
  • consultoria em assembleias condominiais;
  • emissão de boletos para cobrança da taxa condominial.

 

Interessou-se pelo assunto e deseja contratar uma administradora de condomínios para seu prédio? Entre em contato com a CMS e faça um orçamento de nossos serviços!

Compartilhe:

COLABORADOR

ÁREA DO CLIENTE

Rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira - 802 - Cidade Nova - BH - MG

(31) 2511-1998