Por:Rodolpho Miranda
Limpeza e Manutenção
Jun 2020
Manter a limpeza do condomínio é fundamental, principalmente neste período de quarentena. Para impedir a proliferação da Covid-19, síndicos e gestores de condomínios tiveram que adotar novas práticas de limpeza para evitar a contaminação dos condôminos e profissionais do local.
No Distrito Federal, uma lei acerca do assunto foi adotada, tornando-se obrigatória a limpeza e higienização de ambientes em que os condôminos circulam, das 6h às 22h, com álcool 70% ou outro tipo de produto capaz de barrar e exterminar o vírus da Covid-19.
Agora, imagine este cenário se aplicando aqui em Minas Gerais. Será que o seu condomínio está preparado?
Neste cenário, o trabalho do síndico é garantir que a lei seja cumprida, evitando multas e, claro, zelando pela saúde dos condôminos.
Sendo assim, é fundamental que todos os profissionais do condomínio sejam capacitados quanto às práticas de limpeza, recomendadas pelos órgãos oficiais de saúde.
Não ter profissionais qualificados para a realização dos serviços de limpeza, principalmente neste momento, pode se tornar um grande problema. Os riscos de contaminação aumentam e, além disso, o condomínio pode estar em falta com a legislação.
A realidade é que muitas pessoas que assumem a função de síndico têm outras responsabilidades e, às vezes, não conseguem encontrar tempo para contratar profissionais de limpeza, capacitá-los e gerenciá-los, com a atenção necessária.
Então como fazer para cumprir com as novas exigências de limpeza e zelar pela segurança de todos? Aqui vão algumas dicas.
São muitas as vantagens da terceirização da mão de obra necessária para a realização das atividades de limpeza de um condomínio, além das financeiras, está a qualidade da prestação do serviço. Afinal, é de responsabilidade da empresa contratada a capacitação e treinamento do time.
Por exemplo, pense no risco de não oferecer e orientar quanto ao uso correto dos equipamentos adequados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a limpeza e higienização de ambientes compartilhados, como luvas resistentes, máscaras e álcool em gel.
Sendo assim, com a falta de tempo e de know-how sobre o assunto, o melhor a ser feito, em muitos casos, é contar com profissionais que já foram treinados e estão preparados para o trabalho.
O gerenciamento do trabalho fica sob responsabilidade da empresa contratada, mas é importante que o síndico acompanhe as entregas para alinhá-las à sua gestão. Para orientar o trabalho, é necessário acompanhar se as medidas de limpeza adotadas por esse time seguem a orientações do Ministério da Saúde. Confira-as abaixo:
Assim, contratando uma empresa terceirizada, você irá aderir a praticidade de ter tudo planejado, com cronogramas e horários para as limpezas diárias.Além de claro, contar com profissionais capacitados e treinados, que já possuem experiência de como realizar higiene em prédios e condomínios.
Dessa maneira, com certeza o seu condomínio irá ter uma limpeza segura, planejada estrategicamente pelo Grupo CMS.