Baixe o APP Grupo CMS:

(31) 2511-1998

Como agir em casos de moradores contaminados com Covid-19 no condomínio

Por:Rodolpho Miranda
Gestão de condomínios

30

Sep 2020

Desde o primeiro caso registrado de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, em fevereiro deste ano, já foram mais de 4 milhões de casos confirmados da doença. 

 

Desde então, brasileiros seguem as recomendações de prevenção à COVID-19 orientadas pelo Ministério da Saúde. Algumas delas são: 

 

  • Lavar as mãos com frequência até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel 70%.
  • Manter distância mínima de 1 metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. 
  • Utilizar máscaras em todos os ambientes. 
  • Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas

 

Com a população em casa, os condomínios residenciais que agrupam dezenas ou centenas de pessoas também tiveram que adotar medidas de segurança para proteger os moradores. 

 

Medidas de prevenção à COVID-19 em condomínios residenciais

 

No início da pandemia, durante o período de isolamento restrito, síndicos e administradores de condomínio optaram por proibir o acesso às áreas de convivência do prédio

 

E reforçaram a limpeza nas áreas comuns do condomínio como hall de entrada, portaria e garagem, seguindo os protocolos de segurança.

 

No entanto, mesmo adotando todas as medidas preventivas possíveis no condomínio, é possível que algum morador se contamine fora desse ambiente. Nesses casos, o que deve ser feito?

 

O que fazer quando há um morador contaminado

 

Antes de tudo, é importante que o síndico estabeleça um canal de comunicação eficiente para os moradores e os conscientizem da importância de avisá-lo caso alguém seja contaminado.

 

Assim será possível reforçar as medidas de segurança e alertar os outros moradores sobre a situação a fim de que eles evitem contato com a pessoa doente.  

 

Limpeza profissional 

 

Em áreas de grande circulação, como portaria e garagem, é fundamental redobrar os cuidados e a frequência da limpeza. O ideal é que os ambientes comuns do prédio sejam higienizados de hora em hora, seguindo os protocolos de segurança. 

 

Sanitização 

 

O serviço de sanitização de ambientes tem sido um aliado na prevenção à Covid-19

 

Trata-se de uma limpeza que envolve tecnologias de ponta associados aos melhores produtos de desinfecção do mercado, eficazes contra vírus e bactérias. 

 

Uso de máscaras

 

Reforce a importância da utilização de máscaras pelos moradores ao circularem pelo condomínio. 

 

Rede de apoio

 

Incentive a formação de uma rede de apoio ao morador contaminado, principalmente aqueles que moram solo. Comece dando o exemplo como síndico, ofereça ajuda sempre que possível, seja para fazer compras no supermercado ou para buscar encomendas na portaria. 

 

Comunicação on-line

 

Comunicação eficiente também auxilia na prevenção à doença. Além de comunicados oficiais nas áreas comuns do condomínio, utilize canais on-line para que as informações cheguem a todos de forma segura

 

Contrate uma empresa para auxiliar na gestão do condomínio

 

As responsabilidades do síndico já são muitas, e aumentam em momentos como esse. 

 

Para otimizar o seu tempo e a sua performance, conte com o suporte de uma empresa que o auxiliará em todas as demandas relacionadas a gestão de um condomínio residencial.  

 

Faça um orçamento com o Grupo CMS Serviços

Compartilhe:

COLABORADOR

ÁREA DO CLIENTE

Rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira - 802 - Cidade Nova - BH - MG

(31) 2511-1998